quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Mulher mais idosa do Ceará é da região do Cariri e completa 112 anos


A mulher mais idosa do Ceará é da região do Cariri e completa nesta quarta-feira 112 anos de idade. A aposentada Maria Erundina da Conceição, chamada carinhosamente de Mãe Deru, nasceu no dia 22 de janeiro de 1902, no Distrito de Nova Santa Cruz no município de Mauriti. Atualmente, reside na Rua Benjamin Constant (Bairro Populares) naquele município, com um filho, a nora e oito netos. A lucidez ainda está presente, mas a idade não a deixa mais caminhar sozinha e a visão está um pouco prejudicada.
A memória traz a tona momentos diversos de encontros com o Padre Cícero com quem até chegou a se confessar. Quando o sacerdote morreu no ano de 1934 em Juazeiro, Mãe Deru já contava com 32 anos e esteve no sepultamento. Recorda ainda ter dormido três noites dentro do mato junto a familiares com medo de Lampião e do tempo dos coronéis. Ela era agricultura e conta que criou os oito filhos “no Cabo do Frei Jorge” como costumam apelidar a enxada e se referindo ao trabalho intenso na roça após ficar viúva.
O aniversário de 110 anos foi comemorado com muito bolo e refrigerante e, na época, morava em Brejo Santo quando seu filho, depois, decidiu retornar a Mauriti. Ela é, também, bastante conhecida como “Dona Senhorinha” e faz questão de mostrar a certidão de nascimento quando lhe perguntam a idade. Segundo a médica do Programa Saúde da Família (PSF), Mãe Deru não usa nenhuma medicação de uso contínuo. “A gente só observa com certa regularidade o estado dela e a questão nutricional”, diz.
Em resumo, a mulher mais idosa do Ceará tem uma saúde excelente para a idade dela. Para se ter uma idéia, Mauriti tinha apenas 12 anos de emancipação política quando Mãe Deru nasceu. Agora, aos 112 anos, a aposentada lembrar ter sofrido muito como agricultora para criar os filhos e, ainda hoje, tem dificuldades para sobreviver com o salário da aposentadoria. Ela mora com o filho mais novo, Antônio Nicolau, que é conhecido por “Canjica” e até fez pose na hora da fotografia para o Site Miséria.
Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário