Menino de 12 anos foi vítima de bala perdida no sábado, no Amapá.
Hospital disse que procedimento será realizado somente na terça-feira.
O menino de 12 anos atingido por uma bala perdida no sábado (18), em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, aguarda há 40 horas para retirada do projétil que está alojado em sua nuca. O garoto está internado no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), na capital. A direção do hospital disse que o procedimento é de média complexidade e será realizado somente na terça-feira (21).
Na manhã desta segunda-feira (20), o pai do menor, Walter Correa, de 40 anos, reclamou da demora para a realização da cirurgia. Ele disse que o filho ficou mais de 24 horas sem comer ou beber água, depois que deu entrada na unidade. O garoto está sem mover o pescoço, segundo o pai. "Ele deu entrada no Pronto Socorro às 19h do sábado e a cirurgia estava marcada para domingo, mas não aconteceu. O médico que atendeu o meu filho só apareceu na manhã de hoje para atendê-lo", disse o pai.
Corrêa disse que o menor está consciente, mas não pode se mover e usa uma sonda para realizar as necessidades fisiológicas. Segundo o médico cirurgião Paulo André Aragão, não há atraso no procedimento, que consiste em uma limpeza cirúrgica.
"Como não havia risco de vida, nem a possibilidade de ele ficar paraplégico, optamos por um procedimento com mais segurança, e esse tempo que ele está no leito é necessário para desinchar o local onde a bala está entre os músculos", explicou Aragão.
O médico acrescentou que não havia a necessidade de a criança ficar sem se alimentar durante todo esse tempo, e que durante o período em que não esteve no HCA - da noite de sábado até a manhã de segunda-feira - ele deveria ter comido. Segundo a diretoria do hospital, houve o acompanhamento à criança pela equipe de pediatras da unidade.
Para a cirurgia será necessária a utilização de bolsas de sangue, e o procedimento deverá durar em torno de 2 horas.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário