quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

PM morre em trocade tiros durante cerco a quadrilha

Três ataques a banco ocorreram no Ceará entre a madrugada e a manhã de ontem. As ações foram realizadas em Fortaleza e nas cidades de Ocara e Ararendá. Nessa última, um soldado da PM foi morto

Quadrilha explodiu caixa eletrônico de agência bancária em Ararendá.
 Durante cerco a assaltantes, um policial foi morto

No intervalo de sete horas, três ações contra bancos foram registradas no Ceará: duas no Interior, nos municípios de Ararendá e Ocara, e uma na Capital, no bairro Luciano Cavalcante. Em Ararendá, houve troca de tiros entre os criminosos e a Polícia Militar. Um soldado foi baleado e morreu. Os valores roubados não foram informados. Ninguém foi preso.

Com base em dados do Sindicato dos Bancários, levantamento do O POVO mostra que chegou a 95 o número de ataques a banco ocorridos no Estado apenas neste ano. Com relação ao mesmo período de 2012, houve aumento de 32%.

Ontem, o primeiro ataque foi realizado em Ocara, a 95 km de Fortaleza. Segundo o comandante do Policiamento do Interior (CPI) da Região Norte, coronel Edvar Azevedo Rocha, por volta de 1h30min, cerca de 10 homens armados chegaram à cidade em duas caminhonetas.

A quadrilha destruiu a porta da agência do Banco do Brasil, invadiu o estabelecimento e levou o cofre. O equipamento foi explodido a 10 km do centro da cidade, na localidade de Arisco Grande, numa estrada carroçável que dá acesso ao município de Acarape, para onde o grupo fugiu após recolher todo o dinheiro. Eles abandonaram um dos veículos na cidade de Ibicuitinga.

“Toda ação durou de 10 a 15 minutos. Eles não atiraram. Não atacaram o destacamento da PM nem fizeram reféns. Nós deduzimos que essa quadrilha seja da Capital”, afirmou o coronel, que comandava diligências pela região.
 
Ararendá

Por volta das 2 horas, um grupo formado por cerca de cinco homens sitiou a cidade de Ararendá, a 334 km da Capital. Segundo a Polícia, armados com fuzis 762 e metralhadoras, dois deles atacaram o destacamento da PM. O restante foi até a agência do Bradesco local e explodiu um caixa eletrônico. Depois de apanharem o dinheiro, fugiram em um carro.

Os policiais que ficaram acuados no destacamento, entretanto, haviam pedido socorro às companhias de cidades vizinhas. Bloqueios foram montados nas estradas que dão acesso ao município.

No distrito Gávea, na cidade de Ipueiras, uma viatura interceptou o grupo. Houve troca de tiros, e o soldado Odir Andrade Alcanfor Filho, de 28 anos, acabou baleado na virilha. O PM chegou a ser socorrido no hospital de Crateús, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

“Ele (o policial) estava na viatura com outros dois soldados e um major. Todos vinham de Nova Russas para ajudar no cerco. Eles conseguiram abordar a quadrilha, mas os carros estavam a cerca de 100 km/h. O major deu a ordem para bloquear a via, mas os criminosos reagiram e atiraram”, lamentou o coronel.

Após a troca de tiros, a quadrilha furou o cerco e conseguiu fugir. Mais adiante, incendiou o veículo e se abrigou no matagal, até ser resgatada por um carro. De acordo com a Polícia, o grupo foi em direção ao estado do Piauí.

Saiba mais

Números de assaltos no Ceará em 2013
De acordo com a Associação dos Profissionais da Segurança (APS), o soldado Odir Andrade Alcanfor Filho, 28 anos, foi o 18º policial morto no Ceará em 2013. 

Lotado na 2ª Companhia do 7° Batalhão da Polícia Militar de Nova Russas, Odir Andrade estava na Polícia Militar havia oito meses.
 
Dos 95 ataques a banco registrados no Ceará, 81% deles se deram fora da Capital, que concentrou 18 ocorrências.

O número de ações em que foram utilizados explosivos chegou a 40.
 
Com relação a todo o ano passado, o aumento foi de 186%. Em 2012, foram 14 casos de explosão.
 
Grande parte dos ataques a banco teve como alvo o Banco do Brasil. Foram 54 casos.
 
O Bradesco é a segunda instituição bancária mais atacada. Foram 34 ocorrências.
 
Os meses em que ocorreu o maior número de ataques foram maio (15 casos), junho (11 casos) e julho (10 casos).

Serviço
Para consultar lista de ataques a bancos em 2013 no Ceará, acesse o site do Sindicato dos Bancários

Nenhum comentário:

Postar um comentário